Casa Plana: Integração ao ambiente, minimalismo e conforto ambiental
Em Porto Feliz, interior de São Paulo, a gente pode encontrar aquela casa que dá brilho no olho de todos, principalmente da gente, profissionais da área. A Casa Plana, projeto do estúdio MK27, de Marcio Koga, mostra as várias possibilidades arquitetônicas maneiríssimas que um projeto pode oferecer aos moradores, incluindo integração ao ambiente, sustentabilidade e um incrível conforto ambiental – proporcionado pela bem explorada relação do homem com o belíssimo cenário local.
Vista de cima, ela parece se integrar na ambientação local, graças a um enorme telhado verde. Não obstante, fora o considerável isolamento térmico que proporciona, ele abriga ainda aberturas zenitais que permitem a passagem da luz no ambiente e placas solares para geração de energia limpa.
A casa é uma moradia retangular de mil m² com estilo brutalista e minimalista. Ela não contém vigas, sua estrutura é uma plataforma de concreto sustentada por leves pilares. A assinatura da casa se dá por materiais comuns, característicos do repertório do estúdio do projeto – concreto, madeira, pedra, vidro e tijolo.
No interior da residência, a obra é dividida ao meio por uma galeria, na qual o dono dessa maravilha expõe sua coleção de fotografias. No lado voltado para o poente foram distribuídas cinco suítes. No outro lado concentram-se os serviços: cozinha, alojamento do caseiro, academia de ginástica e quarto de brinquedos.
E, aí, o que acharam dessa obra de arte?
Fonte – texto e imagens: Revista Casa Vogue