História da pintura – Renascimento
Que os profissionais da arquitetura adoram as artes a gente já sabe, né? Afinal, inspirar-se é um processo que exige beber de várias fontes. Pensando nisso, a gente elaborou uma série de posts sobre a história da pintura, com os principais movimentos, iniciando pelo Renascimento, passando pelo período Moderno e chegando ao Contemporâneo. Então se liga nesses posts que irão contar um pouquinho sobre cada movimento.
O movimento intelectual e artístico Renascentista – surgiu durante o século XV, na Itália, em regiões que tinham condições socioeconômicas, políticas e culturais favoráveis ao desenvolvimento das artes. De modo resumido, a principal característica do movimento é a busca pela realidade e a retomada do padrão de beleza grego antropocêntrico – o humano como centro do universo, servindo como instrumento de medida e inspiração.
Principais obras/artistas:
1) Mona Lisa é um óleo sobre madeira pintado pelo italiano Leonardo da Vinci entre os anos 1503 e 1506. Esta obra – que representa uma mulher misteriosa – tornou-se o quadro mais famoso da História da Arte.
2) “A Criação de Adão” é a obra prima de Michelangelo, que a pintou no teto da Capela Sistina entre os anos de 1508 e 1510, a pedido do papa Júlio II. Tal obra rendeu a Michelangelo um enorme prestígio, tornando-o um dos artistas de maior renome da história. E olha que você já deve ter visto a obra em formato de meme por aí na internet!
3) O Nascimento de Vênus é a obra-prima do pintor Sandro Botticelli. A pintura mostra a Vênus surgindo nua de uma concha sobre as espumas do mar. Tornou-se um marco do movimento, lindo, não?!
4) A Última Ceia é uma pintura sobre uma parede realizada por Leonardo da Vinci entre 1494 e 1497 no refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão na Itália. A pintura é enorme, medindo 4,60 x 8,80 metros e é uma das obras mais famosas do mundo, outra obra-prima do artista.
E, aí, gostou? Se liga que em breve vamos ver um pouquinho sobre o próximo movimento!