Trends

Estádios da Copa do Mundo – pt. 1

Aproveitando o clima de futebol, que tal misturar um pouquinho de arquitetura, cultura e curiosidades e conhecer um pouquinho sobre os estádios que estão sediando os jogos da Copa do Mundo na Rússia? Então, fique ligado que toda segunda e quinta-feira falaremos um pouquinho sobre essas moderníssimas arenas.

 

1- Kaliningrado Stadium

O Estádio Kaliningrado está localizado na cidade de mesmo nome. Vale destacar que ela é um exclave, tendo em vista que a cidade fica entre a Polônia e a Lituania, desmembrado das terras Russas.  O legal é que o estádio foi construído especialmente para a Copa do Mundo em um local que foi devastado pela Segunda Guerra – somente agora tiveram a oportunidade de revitalizar a região.

O design da arena, baseada na Allianz Arena, de Munique, foi um projeto de construção do escritório francês de arquitetura Wilmotte & Associes. Depois da Copa, o estádio se tornará um local de 25 mil lugares – na qual jogará o clube local da segunda divisão – e um novo empreendimento residencial será construído em torno do local, com parques, cais e aterros ao longo do rio Pergola.

Capacidade: 35.212
Custo: R$ 1,352 bilhões de reais.

 

2- Kazan Arena

O estádio Kazan Arena está localizado na cidade de Cazã. É de propriedade do clube Rubin Kazan, famoso clube local da primeira divisão. O estádio foi concluído em julho de 2013 e sediou as cerimônias e a Copa das Confederações da FIFA 2017. Sua capacidade é de cerca de 45.379. Ele substituirá o Central Stadium como o principal estádio de futebol de Kazan. A Kazan Arena também sediou o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015.

A Kazan Arena foi projetada pela mesma firma de arquitetos do Wembley Stadium e Emirates Stadium, em Londres. Tem um design único, que combina perfeitamente com a paisagem urbana de Kazan. Vista de cima, a arena, que fica às margens do rio Kazanka é semelhante à flor nenúfar – inspiração do projeto.

Capacidade: 45.000
Custo: U$ 450 milhões de dólares.

 

3- Luzhniki Stadium

Luzhniki Stadium é o estádio nacional da Rússia, localizado em sua capital, Moscou. Ele está inserido em complexo poliesportivo paradisíaco. Sua capacidade total é de 81.000 lugares, o que o torna o maior estádio de futebol da Rússia e um dos maiores estádios da Europa. O Estádio Luzhniki, inicialmente chamado Estádio Central de Lenin, foi construído entre 1955 e 1956. Foi o resultado da ambição da liderança soviética para atualizar as instalações esportivas do país depois que a União Soviética testou seus primeiros bons resultados no pós-guerra nas Olimpíadas de 1952. Foi parte de um plano para tornar a antiga URSS uma potência esportiva.

O Luzhniki foi o principal estádio dos Jogos Olímpicos de 1980, abrigando as cerimônias de abertura e encerramento. O estádio original foi demolido em 2013 para oferecer a construção de um novo estádio. Por fim, o Estádio Luzhniki foi selecionado pela candidatura da Copa do Mundo FIFA 2018 da Rússia como sede da final, que será realizada em 15 de julho de 2018.

Capacidade: 81.000
Custo: U$ 410 milhões de dólares.