Trends

Jardins Verticais: ideias para se inspirar

Plantas no lar garantem um ambiente bonito, relaxante e criativo. E uma das possíveis soluções para acomodar essas plantinhas são os incríveis jardins verticais. Mesmo em um apartamento com espaço pequeno, por exemplo, um jardim vertical pode ser a solução ideal para você. Assim, caso você deseja fugir um pouquinho do ritmo da cidade, confira algumas inspirações para você ter no seu ambiente.

1) Jardim vertical na churrasqueira da sacada

Aqui a solução foi aproveitar o espaço da churrasqueira da sacada para colocar um jardim vertical. A fixação foi feita usando uma tela de metal, que foi colocada acima da pia. Depois é só encher de trepadeiras e samambaias.

2) Jardim vertical na sacada

Nesse projeto o destaque é a ideia de continuidade proporcionado pela madeira no chão que segue subindo a parede, funcionando como fixação para os vasos. Lembre-se que você também pode usar o espaço de horta para ter temperos e saladas fresquinhas.

3) Para espaços grandes

Caso você tenha um espaço grande, invista – esse vai sair um pouquinho caro – em um grande muro com sistema de irrigação automatizado. Nesse aqui as plantas escolhidas foram as lambaris-roxos, russélias e clorofitos. Fica lindo, não?

4) Espaço atrás da casa

Caso você tenha um espacinho atrás da casa, um jardim vertical pode ser o local ideal para que quer um lugar de fugacidade. Com um investimento não tão alto, você pode colocar uma parede repleta de plantas, um banquinho confortável e uma decoração zen e minimalista. Aproveite o espaço para fazer ioga, meditação, alongamento e ficar de bem com o corpo e a mente. Entre as espécies, você pode usar peperômias, lambaris e heras.

5) Jardim vertical na sala

Se você saiu de uma casa para um apartamento, um dos maiores problemas é a saudades que um espaço verde proporciona. Caso tenha uma sala grande, você pode optar por um projeto maior, repleto de plantas na parede da sala, no hall ou no living. Nesse caso, sugerimos o uso de plantas que toleram meia sombra ou sombra total, além de um sistema de drenagem.

E aí, gostou de alguma dessa ideia que seaplica no seu lar?