Trends

DIY – Pintando os ajulejos do banheiro/cozinha

Você já deve ter ouvindo a expressão DIY por aí na internet, né?! A expressão deriva de “Do It Yourself” e significa “faça você mesmo”, remetendo à ideia de coisas que geralmente são feitas por um profissional, mas podem ser feitas por você mesmo. Esse termo significa muito mais que uma expressão, pois é uma atividade que expande suas experiências, gera aquele gostinho de orgulho pessoal, além de ser super econômico, pois dispensa gastos com profissionais!

O primeiro DIY que apresentaremos é sobre uma renovação de azulejos de um ambiente, geralmente usados em banheiros e cozinhas. Trata-se de um DIY de nível iniciante, pois não exige muita prática e conhecimento sobre o assunto, mas demanda tempo.

Sabe aquelas casas ou apartamentos mais antigos que têm aqueles azulejos marrons e com desenhos nos banheiros e cozinhas horrendos? Você pode modernizá-los sem quebrar nada, pintando-os com uma tinta específica. Mas chega de papo e vamos trabalhar!

Fonte: Itaipava Tintas

Lista de materiais necessários:

1) Pano, detergente neutro e esponja para a limpeza;
2) Tinta Wandepoxy à base de águal;
3) Fita adesiva, pincel, bandeija;
4) Rolo de lã baixo pequeno, rolo de lã baixa grande.

Fonte: Itaipava Tintas

Ok, mas quanto de tinta eu compro? Um galão de 3,6 l pode render até 60 m² por demão, já considerando a diluição com 10% de água. Multiplique a largura pela altura para achar a área das paredes e multiplique o resultado por 2 ou por 3, já que serão necessárias duas ou três de mãos. Fica a seu critério.

Mãos à obra! Para começar, o ambiente deve passar por uma limpeza: água, detergente neutro e esponja nova já resolvem o problema. Retire a sujeira e a gordura dos azulejos e espere secar.

Em seguida, use a fita adesiva para cobrir áreas que não devem ser pintadas, como os cantos, pias, tetos e outros objetos.

Fonte: Itaipava Tintas

Depois disso, dilua a tinta com 10% de água. Aí comece a pintar os cantos, recortes e áreas mais difíceis com o pincel.

Fonte: Itaipava Tintas

Agora comece a pintar a primeira demão com o rolo pequeno. Como o azulejo não absorve direito a tinta, ela deve ser bem espalhada, cuidado para não escorrer. Depois de terminar, será necessário aguardar 4h para pintar a próxima demão.

Fonte: Itaipava Tintas

Serão necessárias duas ou três demãos, fica a seu critério, dependendo do resultado pretendido.

Fonte: Itaipava Tintas

Esse é o resultado final! Lindo, não? Realmente o banheiro parece outro! Depois de terminar aguarde cerca de 72h para lavar.

Fonte: Itaipava Tintas